Cronograma I BIM - Fundamental II - 6º Ano a 8ª Série
I.
TEMA DAS AÇÕES
CURRICULARES PARA 2015 – EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO À LUZ DAS CIÊNCIAS.
Reconhecer a
importância de ampliar os conhecimentos sobre as tecnologias à base da luz e
sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico e de soluções para os
grandes desafios do mundo moderno no campo da energia, educação, agricultura,
saúde e a promoção da melhoria da qualidade de vida da população.
FORMAÇÃO
PARA A CIDADANIA – Praticar
a cidadania à luz dos princípios democráticos enfatizando a tolerância.
II.
PROJETO CURRICULAR DO 1º BIMESTRE
·
XII Rally Cultural – 07/02/2015 (sábado)
– TEMA: “ACRÓPOLE – LUZ, CONHECIMENTO
E AÇÃO”
·
Lançamento da Coletânea
Literária –
13 /03/2015
III. SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O Sistema de Avaliação da Aprendizagem é um
processo contínuo, compreendendo, em cada bimestre, instrumentos diversificados
para que o aluno demonstre o desenvolvimento de habilidades necessárias à sua
formação integral.
Este sistema exige dos alunos
estudos permanentes, consolida aprendizagens e promove a melhoria contínua do aproveitamento
escolar.
INSTRUMENTOS/PONTUAÇÃO
PROVA PARCIAL
|
6º ano/9 a 8 série/8
|
10,0 pts.
|
PROVA BIMESTRAL
|
6º ano/9 a 8 série/8
|
10,0 pts.
|
XII RALLY CULTURAL
|
6º ano/9 a 8 série/8
|
5,0 pts.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
6º ano/9 a 8º ano
|
5,0 pts.
|
I SIMULADINHO
|
8ª série/8
|
5,0 pts
|
CONSELHO DE CLASSE
|
6º ano/9 a 8ª
série/8
|
Aspectos
Qualitativos
|
1.
Os conteúdos escolares são
cumulativos, ou seja, poderão ser abordados ao longo do ano letivo nos
instrumentos avaliativos, conforme a necessidade do processo educativo;
2. As provas Parciais e Bimestrais terão questões objetivas, discursivas e
tempo de duração de 60 minutos;
3.
Nas provas Parciais e
Bimestrais do 6º ano à 8ª série haverá uma Questão Desafiadora, objetivando
estimular capacidades cognitivas. Será considerado apenas o acerto total da
questão que tem o valor de 1,0 ponto;
4.
Será permitida a saída do
aluno da sala de aula após, decorrido 30 minutos do início da prova;
5. O Rally Cultural se constitui como atividade curricular, de caráter
avaliativo, que evidencia o conhecimento de forma interdisciplinar,
contextualizado e que promove a interatividade entre os alunos;
6. As Atividades Complementares para 6º ano ao 8º ano (atividades de
pesquisa, projetos, exposição de trabalhos, vistos nos exercícios do caderno e da
coletânea, etc.), serão determinadas pelo professor;
7.
O I SIMULADO para 8ª série
terá 50 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação com tempo de
duração de 3h30;
8.
O Processo Avaliativo das
disciplinas Ed. Física (6º Ano à 8ª série), Arte e Informática (6º ano ao 8º
ano) acontecerá durante as aulas, considerando a frequência e participação nas
atividades propostas.
v CRONOGRAMA DA PROVA PARCIAL
DATA
|
DISCIPLINA
|
SÉRIE
|
20/02 (sexta-feira)
|
Matemática
|
6º ano/9 a 8º ano/9
e 8ª série/8
|
21/02(sábado)
|
Biologia
|
8ª série/8
|
23/02 (segunda-feira)
|
Inglês
|
6º ano/9 a 8º ano/9
e 8ª série/8
|
Química
|
8ª série/8
|
24/02(terça-feira)
|
Ciências
|
6º ano/9 a 8º
ano/9
|
Física
|
8ª série/8
|
25/02 (quarta-feira)
|
Língua Portuguesa
Redação
|
6º ano/9 a 8º ano/9
e 8ª série/8
|
26/02(quinta-feira)
|
Geografia
|
6º ano/9 a 8º ano/9
e 8ª série/8
|
27/02 (sexta-feira)
|
História
|
6º ano/9 a 8º ano/9
e 8ª série/8
|
v I
SIMULADINHO
DATA
|
DISCIPLINAS
|
SÉRIE
|
14/03 (sábado) 8h
às 12h
|
L. Port., Mat., Quím., Fís., Bio. Hist., Geo., Ingl. Red.
|
8ª série/8
|
v CRONOGRAMA DA PROVA BIMESTRAL
DATA
|
DISCIPLINA
|
SÉRIE
|
23/03 (segunda-feira)
|
Língua Portuguesa
Redação
|
6º ano/9 a 8º
ano/9 e 8ª série/8
|
24/03 (terça-feira)
|
História
|
6º ano/9 a 8º
ano/9 e 8ª série/8
|
25/03 (quarta-feira)
|
Inglês
|
6º ano/9 a 8º
ano/9 e 8ª série/8
|
Biologia
|
8ª série/8
|
26/03(quinta-feira)
|
Geografia
|
6º ano/9 a 8º ano/9
e 8ª série/8
|
27/03(sexta-feira)
|
Matemática
|
6º ano/9 a 8º
ano/9
e 8ª série/8
|
28/03(sábado)
|
Física
|
8ª série/8
|
30/03(segunda-feira)
|
Ciências
|
6º ano/9 a 8º ano/9
|
Química
|
8ª série/8
|
V.
PROJETO DE LEITURA
§
Prática
curricular realizada pelos professores da disciplina Redação conforme o PCN/ E.
Fundamental é um recurso pedagógico importante para desenvolver, principalmente
as habilidades de estimular o desejo de outras leituras, ampliar a visão de
mundo e inserir o leitor na cultura letrada e possibilitar a vivência de
emoções, o exercício da fantasia e da imaginação e favorecer a estabilização de
formas ortográficas.
§ A AVALIAÇÃO da
leitura extraclasse levará em consideração o sentido global do texto, a
percepção das intertextualidades presentes na obra, que façam o leitor observar
como o autor apresenta o tema, como ocorreu a construção linguística, a
composição das personagens, qual é a interação da ilustração com o texto
escrito. Observar os detalhes das imagens, os traços, as cores e a disposição
das ilustrações nas páginas.
§
As
obras indicadas serão informadas através de um comunicado da Coordenação Geral contendo
as informações da obra adotada, as atividades previstas, o valor e o período de
venda na biblioteca do colégio.
VI.
PROVAS
DE 2ª CHAMADA
1.
Para
realizar as provas de 2ª chamada o responsável deverá adotar os seguintes
procedimentos:
·
Requerer a 2ª. Chamada na SECRETARIA para ser REALIZADO
o pagamento EM 48 HS APÓS O RETORNO DO ALUNO PARA A ESCOLA; CASO O ALUNO PERCA
O PRAZO ESTABELECIDO, O RESPONSÁVEL DEVERÁ PROCURAR A COORDENAÇÃO PARA
AUTORIZAÇÃO DO REQUERIMENTO SOLICITADO.
· Estarão isentos de recolhimento de taxas as ausências justificadas
através de atestado médico.
· Nas demais situações autorizadas pela Coordenação, efetuar o pagamento da
taxa de R$ 25,00;
· A ausência do aluno nas Atividades Complementares e nos Projetos
Curriculares, por motivos diversos, deverá ser justificada junto à Coordenação
para providências cabíveis.
2.
O
cronograma de 2ª chamada tem início
após o fim das provas bimestrais E SERÁ ENTREGUE PARA OS ALUNOS PELA
COORDENAÇÃO.
VII.
CONSELHO DE CLASSE
O Conselho de Classe
é um organismo consultivo, avaliativo e deliberativo, formado por representantes
da equipe pedagógica, com o objetivo de apreciar aspectos qualitativos da
prática educativa dos alunos.
Os diagnósticos desta
avaliação serão expressos em documento próprio, anexado ao boletim.
· Data: 14/03/2015(sábado)F Horário:
08h às 11h.
VIII. ENTREGA DE
BOLETINS (Aos Pais/Responsáveis)
O Boletim é um
documento que sintetiza o aproveitamento escolar dos alunos, no bimestre, e
servirá para ciência e análise dos resultados pelos responsáveis.
A entrega de Boletins
será feita pelos professores do horário, nas salas de aulas com as indicações
das turmas, para oportunizar contato efetivo com os pais ou responsáveis dos
alunos.
·
Data:09/04/2014 (Quinta feira)F Ensino Fundamental -Horário: 11h às 12h
·
Ensino
Médio – Horário de 12h às 13h.
IX.
RECUPERAÇÃO
· No decorrer do
bimestre realizaremos o projeto de intervenção para os alunos que demonstrarem dificuldades
na assimilação dos conteúdos.
· Os alunos serão
convocados para aulas de reforço e revisão nas disciplinas indicadas no
contraturno.
· Será oportunizado provas
de Recuperação aos alunos com aproveitamento inferior a 7,0 (sete), ao final do
semestre. A nota da prova de recuperação semestral substituirá a menor nota
bimestral.
·
O cronograma de provas de Recuperação será entregue
junto com o Boletim do 2º Bimestre.