Matrículas 2016

Matrículas 2016

Matrículas 2016

Acrópole, diferencial de qualidade: oferecemos jornada normal de um turno e mais duas opções ao cliente podendo ser turno normal mais Semi-integral e turno normal mais Integral.

A Educação Integral é uma modalidade que pode contribuir, decisivamente, para melhores resultados na escola.

Na jornada de Integral os pais tem a opção de complementar as atividades diárias com Aulas Especializadas ( Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Humanas), Curso de Inglês (CCBEU), Cursos de Dança (Ana Unger) e com as Escolinhas de Desportos (Natação, Futsal, Vôlei e Basquete) e Oficinas de Artes Visuais.

Para promover todas essas modalidades o Acrópole conta com a melhor estrutura física e projeto pedagógico da cidade.

O Colégio Acrópole foi pioneiro nessa modalidade em Belém.

Para 2016 as reservas de vagas já estão abertas!


A Direção Geral.

#escolaparavida

#escolaparavida

Cronograma 2º Bimestre - 1º ao 5º Ano Fundamental

COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º Ano/9 ao 5º ano/9)
Cronograma  2º Bimestre

I.     TEMA DAS AÇÕES CURRICULARES PARA 2012 – Educação: Convivência e Cooperação.

Cultura de Cooperação é o conjunto de práticas e ações sociais, alicerçadas em crenças e princípios positivos, aprendidas, praticadas e partilhadas no grupo, onde cada indivíduo sente-se parte de um mesmo todo, co-responsável pelo bem comum.

II.   FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA – Cultura de Cooperação

III. PROJETOS CURRICULARES DO 2º BIMESTRE
·  Dias das Mães – Homenagem (Ed. Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano/9)
    – Aguardar programação específica do projeto.
· IX Festival Ecológico da Canção  – Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e Ens. Médio
    –  01/06/12 (sexta-feira)
· IX Arraial Junino – 23/06/12 (sábado)

IV.   SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O Sistema de Avaliação da Aprendizagem é um processo contínuo e cumulativo, compreendendo, em cada bimestre, instrumentos diversificados para que o aluno demonstre o desenvolvimento de habilidades necessárias a sua formação integral.
         Este sistema exige dos alunos estudos permanentes, consolida aprendizagens e promove a melhoria contínua do aproveitamento escolar.
        
·      INSTRUMENTOS/PONTUAÇÃO

PROVA PARCIAL

10,0 pts.

PROVA BIMESTRAL

10,0 pts.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

10,0 pts.

CONSELHO DE CLASSE

Aspectos Qualitativos

OBSERVAÇÕES:

1.   Nas provas Parciais e Bimestrais serão abordados os conteúdos ministrados e fixados em sala de aula no período;
2.   As provas Parciais e Bimestrais terão questões objetivas, discursivas e tempo de duração de 60 minutos;
3.   Os conteúdos escolares são cumulativos e serão abordados nas provas Parciais e Bimestrais no decorrer do ano letivo conforme a necessidade do processo educativo;
4.   Nas provas Parciais e Bimestrais haverá uma Questão Desafiadora, objetivando estimular capacidades cognitivas. Será considerado apenas o acerto total da questão que tem o valor de 1,0 ponto;
5.   As Atividades Avaliativas Complementares (atividades de pesquisa, exposição de trabalhos, vistos nos exercícios do caderno e coletânea, etc.), serão determinadas pelo professor;
6.   O Processo Avaliativo das disciplinas Ed. Física, Arte e Informática, acontecerá durante as aulas através da frequência e participação nas atividades propostas;

Ø  CRONOGRAMA DA PROVA PARCIAL

DATA

DISCIPLINA
SÉRIE
14/05 (segunda-feira)

Língua Portuguesa

1º Ano/9 ao 5º ano/9
15/05 (terça-feira)

História/Geografia

1º Ano/9 ao 5º ano/9
16/05 (quarta-feira)

Inglês

 

1º Ano/9 ao 5º ano/9
17/05 (quinta-feira)
Ciências
1º Ano/9 ao 5º ano/9
18/05 (sexta-feira)
Matemática 
1º Ano/9 ao 5º ano/9
 
Ø  CRONOGRAMA DA PROVA BIMESTRAL

DATA

DISCIPLINA
SÉRIE
11/06(segunda-feira)

Língua Portuguesa

1º Ano/9 ao 5º ano/9
12/06 (terça-feira)

História/Geografia

1º Ano/9 ao 5º ano/9
13/06 (quarta-feira)

Inglês

 

1º Ano/9 ao 5º ano/9
14/06 (quinta-feira)
Ciências
1º Ano/9 ao 5º ano/9
15/06 (sexta-feira)
Matemática 
1º Ano/9 ao 5º ano/9

V.  PROJETO DE LEITURA
·      Prática curricular realizada com objetivo de estimular o hábito pela leitura, exercitar habilidades na área de linguagem e promover a compreensão e reflexão de temas sócioeducativos.
·      Haverá uma avaliação escrita da leitura indicada para consolidar as aprendizagens sobre a temática abordada. A data desta avaliação será agendada pelo professor em sala de aula.

Obs: Aguardar  Indicação do Livro

VI. PROVAS DE 2ª CHAMADA


1.     As Provas de 2ª chamada serão realizadas no contraturno escolar, após as Provas Bimestrais. O cronograma de 2ª chamada será informado posteriormente.

2.     Para realizar as provas de 2ª chamada o responsável deverá adotar os seguintes procedimentos:
·       Requerer a 2ª chamada junto a secretaria no prazo de 48h úteis após a realização das provas Parciais e Bimestrais.
·       Apresentar atestado médico.
·       Comunicar à Coordenação quando houver outros motivos, para deliberação e pagamento da taxa de R$20,00 (vinte reais).
·       Apresentar o protocolo da Secretaria à Coordenação.

OBS: A não realização de Atividades Complementares e Projeto Curricular, por motivos diversos, deverá ser justificada junto à Coordenação para providências cabíveis.

VII.CONSELHO DE CLASSE
O Conselho de Classe é um organismo consultivo, avaliativo e deliberativo formado por representantes da equipe pedagógica com o objetivo de apreciar aspectos qualitativos da prática educativa dos alunos.
Os resultados da avaliação do Conselho de classe serão expressos em documento próprio, anexado ao Boletim.
·       Data: 02/06/12 (sábado) F Horário: 08h às 12h.

VIII.  ENTREGA DE BOLETINS (Aos Pais/Responsáveis)
O Boletim é um documento que sintetiza o aproveitamento escolar dos alunos, no bimestre, e servirá para ciência e análise dos resultados.
A entrega de boletins será feita pelos professores do horário para oportunizar contato efetivo com os pais ou responsáveis dos alunos.
·       Data: Manhã: 21/06/12 (quinta-feira) F Horário: 11h às 12h  F  Local: Salas de
          aulas.
       Tarde: 21/06/12 (quinta-feira) F Horário: 17h às 18h  F   Local: Salas de
       aulas.

          
IX.    RECUPERAÇÃO
Será oportunizado estudos de recuperação aos alunos com aproveitamento inferior a 7,0 (sete) ao final do Bimestre.
·      O cronograma de provas de recuperação será entregue junto com o boletim.

Observações: 1) Férias coletivas: 01 a 31/07/2012
                        2) Início do segundo semestre: 01/08/2012 (quarta-feira) volta às aulas

Cronograma 2º Bimestre -1º Ano ao 3º Ano - Ens. Médio

EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
 COORDENAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
(1º ANO ao CONVÊNIO) - 2º BIMESTRE

I.    TEMA DAS AÇÕES CURRICULARES PARA 2012 – Educação: convivência e cooperação.
Cultura de Cooperação é o conjunto de práticas e ações sociais, alicerçadas em crenças e princípios positivos, aprendidas, praticadas e partilhadas no grupo, onde cada indivíduo sente-se parte de um mesmo todo, corresponsável pelo bem comum.

II.  FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA – Sonhos que valem uma vida (Formação Profissional)

III.       PROJETO CURRICULAR DO 2º BIMESTRE
·        IX Painel das Profissões – 04/05/12 (sexta-feira)
·        IX Festival Ecológico – 01/06/12 (sexta-feira)
·        IX Arraial Junino – 23/06/12 (sábado)

IV.        SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O Sistema de Avaliação da Aprendizagem é um processo contínuo e cumulativo, compreendendo em cada bimestre, quatro instrumentos para que o aluno demonstre o desenvolvimento de habilidades, de forma progressiva, necessários ao sucesso do aproveitamento escolar.
         O sistema exige dos alunos estudos permanentes para que a aprendizagem seja, efetivamente, consolidada.
         A dinâmica de Provas e Simulados oportuniza ao aluno um freqüente processo de avaliação e preparação aos processos seletivos.

Ø INSTRUMENTOS/PONTUAÇÃO

INSTRUMENTOS

PONTOS

PROVA A

10,0 pts. – por disciplina

III SIMULADO

10,0 pts. – por disciplina

PROVA B

10,0 pts. – por disciplina

IV SIMULADO

10,0 pts. – por disciplina

CONSELHO DE CLASSE

Aspectos Qualitativos

Ø OBSERVAÇÕES
·         As Provas A e B terão 10 questões, de múltipla escolha, por disciplina.
·         O III e IV Simulado Geral terão 10 questões, de múltipla escolha, por disciplina, totalizando 100 questões.
·         Nos Simulados, excepcionalmente para o 1º ano, a Língua Estrangeira terá 10 questões, sendo 05 de Inglês e 05 de Espanhol.
·         O Processo Avaliativo da disciplina Arte será através de atividades a serem agendadas pelo professor. Na Educação Física o aluno é avaliado pela frequência e participação nas atividades propostas.





Ø CRONOGRAMA DA PROVA A

PROVA “A”

DISCIPLINAS
DATA/HORÁRIO
Grupo 1
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Língua Portuguesa / Literatura / Língua Estrangeira

13/04 (sexta-feira)
14h30min às 17h30min (3h)
Grupo 2
Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química / Física / Biologia

20/04 (sexta-feira)
14h30min às 17h30min (3h)
Grupo 3
Ciências Humanas e suas Tecnologias

História/ Geografia/ Filosofia / Sociologia

27/04 (sexta-feira)
14h30min às 17h30min (3h)
Grupo 4
Matemática e suas Tecnologias
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática

07/05 (segunda-feira)
14h30min às 17h30min (3h)

Redação

III SIMULADO

Todas Disciplinas

12/05 (sábado)
07h30min às 12h30min (5h)


Ø CRONOGRAMA DA PROVA B

PROVA “A”

DISCIPLINAS
DATA/HORÁRIO
Grupo 1
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Língua Portuguesa / Literatura / Língua Estrangeira

18/05 (sexta-feira)
14h30min às 17h30min (3h)
Grupo 2
Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química / Física / Biologia

25/05 (sexta-feira)
14h30min às 17h30min (3h)
Grupo 3
Ciências Humanas e suas Tecnologias

História/ Geografia/ Filosofia / Sociologia

01/06 (sexta-feira)
10h às 13h (3h)
Grupo 4
Matemática e suas Tecnologias
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática

08/06 (sexta-feira)
14h30 às 17h30min (3h)

Redação

IV SIMULADO

Todas Disciplinas

15/06 (sexta-feira)
07h30min às 12h30min (5h)


 V. 2ª CHAMADA

1.      Para realizar as provas de 2ª chamada o responsável deverá adotar os seguintes procedimentos:
·       Comunicar a Coordenação o motivo da ausência na Prova;
·       Requerer a 2ª chamada junto a secretaria, no prazo de 48h úteis, após a realização das Provas A/B e Simuados;
·       Realizar o pagamento da taxa de R$ 20,00;
·       Apresentar atestado médico para isenção da taxa;
·       Apresentar o protocolo da Secretaria à Coordenação e aos professores.


VI. CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe é um organismo consultivo, avaliativo e deliberativo formado por representantes da equipe pedagógica, com o objetivo de apreciar aspectos qualitativos da prática educativa dos alunos.
Os resultados da avaliação do Conselho de Classe serão expressos em documento próprio, anexado ao Boletim.

·      Data: 09/06/2012 (sábado) F Horário: 08h às 12h.

VII.   ENTREGA DE BOLETINS (Aos Pais/Responsáveis)

O Boletim é um documento que sistematiza o aproveitamento escolar dos alunos no bimestre e servirá para ciência e análise dos resultados pelos responsáveis.
A entrega de boletins será feita pelos professores do horário, para oportunizar contato efetivo com os pais ou responsáveis dos alunos.

·         Data: 22/06/2012 (sexta-feira) F Horário: 12h às 13h  F   Local: Salas de aulas.

VIII.   RECUPERAÇÃO

·         O processo de recuperação acontece no decorrer do bimestre considerando os 04 instrumentos avaliativos, Prova A/Simulado III e Prova B/Simulado IV, que oportunizam a melhoria contínua.
·         No final do semestre (última semana de junho) realizaremos a Recuperação Especial do semestre. A nota de Recuperação Semestral substituirá a menor média semestral entre 1º e 2º Bimestres.

Cronograma Educação Infantil - 2º BIMESTRE

EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
 COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
2º BIMESTRE

I.     TEMA DAS AÇÕES CURRICULARES PARA 2012 – Educação: Convivência e Cooperação.

Cultura de Cooperação é o conjunto de práticas e ações sociais, alicerçadas em crenças e princípios positivos, aprendidas, praticadas e partilhadas no grupo, onde cada indivíduo sente-se parte de um mesmo todo, co-responsável pelo bem comum.

II.   FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA – Cultura de Cooperação

III. PROJETOS CURRICULARES DO 2º BIMESTRE
·   Dias das Mães – Homenagem (Ed. Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano/9). Aguardar programação específica do projeto
·    IX Arraial Junino – 23/06/2012 (sábado)

IV.    Reunião de Pais e Mestres

SÉRIE
DATA
HORÁRIO
LOCAL
MI A e B
MII A e B 
JI A 
JII A e B

28/06/2012
(quinta-feira)

11h às 12h

Sala de aula
MI C
MII C
JI B
JII C

28/06/2012
(quinta-feira)

16h 30min ás
17h 30min

Sala de aula

Atenção: 1) Último dia letivo do semestre: 27/06/2012 (quarta-feira)
                2) Férias coletivas: 01 a 31/07/2012
                3) Início do segundo semestre: 01/08/2012 ( quarta-feira) – volta às
                    aulas


V. Datas contextualizadas

·   Dia Nacional do Livro Infantil – 18/04
·   Dia do Índio – 19/04
·   Dia de Tiradentes – 21/04
·   Dia do Descobrimento do Brasil – 22/04
·   Dia Internacional do Planeta Terra – 22/04
·   Dia da Educação – 28/04
·   Dia do Trabalhador – 01/05
·   Dia Nacional da Comunicação – 05/05
·   Dia das Mães – 2º domingo de maio (13/05)
·   Dia da Abolição de Escravatura – 13/05
·   Dia Mundial do Meio Ambiente – 05/06
VI. Normas e Procedimentos:
HORÁRIOS
ENTRADA
SAÍDA
SÉRIE
NÍVEL


7h 30min


11h 30min

   Maternal I A e B
Maternal II A e B

Creche
Jardim I A
Jardim II A e B

Pré Escolar



13h 30min



17h 30min
  
   Maternal I C
Maternal II C

Creche

Jardim I B


Pré Escolar


Jardim II C

ATENÇÃO:
Abertura das portarias no horário da saída:

MANHÃ
TARDE

11h 25min

17h 25min

Obs: É imprescindível a pontualidade e assiduidade.




VII. Orientações Gerais aos Responsáveis

1.     Em necessidade de antecipar o horário de saída do (a) aluno (a), comunicar com antecedência por telefone, agenda ou dirigir-se imediatamente à Recepção ou Coordenação do Setor.


2.     É de grande importância que nos ajude no processo de adaptação (rotina diária), evitando dirigir-se à sala de aula, ginásio, laboratório, etc. Após o horário inicial das atividades ou antes do término da realização das mesmas.

3.     Ao chegar na Escola nos minutos de tolerância (7h 45min) e (13h 45min), deixe que o (a) aluno (a) vá ao encontro de seu grupo (sala) com as pessoas que estão no momento da recepção. A partir do Jardim I (1ª etapa do Pré-escolar), estamos trabalhando a independência da criança e os mesmos já conseguem ir sozinho para a sala. Sentem-se um pouco mais seguros e responsáveis.

4.     Comunicar sempre à escola sobre a mudança de pessoas responsáveis em buscar seu (sua) filho (a) em horários antecipados ou na hora da saída, a mesma deve estar de posse de seus documentos pessoais. Em caso de pessoas “totalmente” desconhecidas pelas professoras e profissionais de apoio, a Coordenação se certificará através de contato com os responsáveis.

5. Informar à Coordenação os números de telefones atualizados, para contatos imediatos.

6.     É imprescindível, o preenchimento dos dados do aluno e dos Responsáveis na página de Identificação Pessoal na agenda.

7.     Se por algum motivo, muito especial, necessitar falar com o (a) aluno (a) nas dependências da escola: sala de aula, refeitório, laboratórios, etc, solicitamos que antes comunique à Coordenação. Desta forma, a qualidade de atendimento será garantida.

8. Não será permitido a permanência do (da) aluno (a) na escola, em horários normais de aula, sem o uniforme completo.

 9. Em caso de presintomas de febre, virose, gripe ou outras doenças, o (a) aluno (a) deverá
     ficar em casa sob os cuidados da família.

A Coordenação

 
 Agradecemos pela atenção e colaboração.  
    Atenciosamente,
                           A Coordenação

Dia do Estudante 2015

Dia do Estudante 2015
Pararabéns Estudantes!

Acrópole 2015

Acrópole 2015

XII Painel das Profissões

XII Painel das Profissões

Uma ótima semana a todos!

Uma ótima semana a todos!

Bem vindo a 2014

Bem vindo a 2014

Dia do Estudante

Dia do Estudante

Arraial Junino

Arraial Junino

XI Festival Ecológico da Canção

XI Festival Ecológico da Canção

XI Painel das Profissões

XI Painel das Profissões

Páscoa

Páscoa

Rally

Rally

Escolinha de Desportos

Escolinha de Desportos

I Reunião de Pais 2014

I Reunião de Pais 2014

Calouro Acrópole 2014

Calouro Acrópole 2014

X EXPOCIÊNCIA

X EXPOCIÊNCIA


Arraial Junino

Arraial Junino


Quem sou eu

A vocação da Acrópole como instituição educacional, no que tange ao ensino, é de ser uma escola de ponta, ou seja, uma organização de alto desempenho, e para desenvolver essa vocação disponibilizamos de uma estrutura física multifuncional, tecnologia educacional e uma proposta pedagógica ativa e dinâmica que acompanha as demandas de um novo tempo.




Trófeu IX Rally

Trófeu IX Rally
Novidades 2012



XVI Concurso de Redação do Círio e o Colégio Acrópole

No dia 19 de outubro de 2010 aconteceu o XVI Concurso de Redação do Círio e o Colégio Acrópole marcou presença representado pelas alunas Thainá Dias 1º ano e Thalyta Galvão Convênio. Sucesso total. Na foto , as alunas com seus pais, Coordenadora Giselle Wanzeller e Coordenadora do Concurso de Redação Profª Lilian Acatauassu.

Seguidores