Matrículas 2016

Matrículas 2016

Matrículas 2016

Acrópole, diferencial de qualidade: oferecemos jornada normal de um turno e mais duas opções ao cliente podendo ser turno normal mais Semi-integral e turno normal mais Integral.

A Educação Integral é uma modalidade que pode contribuir, decisivamente, para melhores resultados na escola.

Na jornada de Integral os pais tem a opção de complementar as atividades diárias com Aulas Especializadas ( Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Humanas), Curso de Inglês (CCBEU), Cursos de Dança (Ana Unger) e com as Escolinhas de Desportos (Natação, Futsal, Vôlei e Basquete) e Oficinas de Artes Visuais.

Para promover todas essas modalidades o Acrópole conta com a melhor estrutura física e projeto pedagógico da cidade.

O Colégio Acrópole foi pioneiro nessa modalidade em Belém.

Para 2016 as reservas de vagas já estão abertas!


A Direção Geral.

#escolaparavida

#escolaparavida

Cronograma 2º Bim - 1º ao 5º ano



EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º ano ao 5º ano)

I.     TEMA DAS AÇÕES CURRICULARES PARA 2015 –  EDUCAÇÃO   E  CONHECIMENTO   À   LUZ  DAS  CIÊNCIAS.
Reconhecer a importância de ampliar os conhecimentos sobre as tecnologias à base da luz e sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico e de soluções para os grandes desafios do mundo moderno no campo da energia, educação,  agricultura, saúde e a promoção da melhoria da qualidade de vida da população.

II.    FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL – Praticar  a cidadania à luz dos  princípios do aprendizado  da  convivência  na diversidade  e das práticas sustentáveis  nas dimensões socioeconômica e cultural.
III.    PROJETOS CURRICULARES NO 2º BIMESTRE
·    Dias das Mães – Homenagem (Ed. Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano)
Aguardar programação específica do projeto.
·    XII  OLÍMPIADA  ACRÓPOLE –23/04/2015  “Esporte: Luz, Ação e Desenvolvimento
    Humano”.
·    PROJETO JUNINO  – 20/06/2015 (sábado) –TEMA : “ACRÓPOLE: NO ARRAIAL
    DO ANO LUZ”


IV.  SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O Sistema de Avaliação da Aprendizagem é um processo contínuo, compreendendo, em cada bimestre, instrumentos diversificados para que o aluno demonstre o desenvolvimento de habilidades necessárias à sua formação integral.
Este sistema exige dos alunos estudos permanentes, consolida aprendizagens e promove a melhoria contínua do aproveitamento escolar.
        
·      INSTRUMENTOS/PONTUAÇÃO

PROVA PARCIAL

1º ao 5º ano
10,0 pts.

PROVA BIMESTRAL

1º ao 5º ano
10,0 pts.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1º ao 5º ano
10,0 pts.

CONSELHO DE CLASSE

1º ao 5º ano
Aspectos Qualitativos

OBSERVAÇÕES:
1.  Os conteúdos escolares são cumulativos, ou seja, poderão ser abordados ao longo do ano letivo nos instrumentos avaliativos, conforme a necessidade do processo educativo;
2.  As provas Parciais e Bimestrais terão questões objetivas, discursivas e tempo de duração de 60 minutos;
3.  Nas provas Parciais e Bimestrais do 1º ao 5° ano, haverá uma Questão Desafiadora, objetivando estimular capacidades cognitivas. Será considerado apenas o acerto total da questão que tem o valor de 1,0 ponto;
4.  As Atividades Avaliativas Complementares  (atividades de pesquisa, exposição de trabalhos, vistos nos exercícios do caderno e coletânea, etc.), serão determinadas pelo professor;
5.  O Processo Avaliativo das disciplinas Ed. Física, Arte,  Informática, Redação e Inglês (somente Avaliação Parcial), acontecerá durante as aulas através da frequência e participação nas atividades propostas;

 
Ø  CRONOGRAMA DA PROVA PARCIAL

DATA

DISCIPLINA
SÉRIE
04/05 (segunda-feira)

Língua Portuguesa

1º ao 5º ano
05/05 (terça-feira)

Ciências

1º ao 5º ano
06/05 (quarta-feira)

Matemática

1º ao 5º ano
07/05 (quinta-feira)
História/Geografia
1º ao 5º ano

Ø  CRONOGRAMA DA PROVA BIMESTRAL

DATA

DISCIPLINA
SÉRIE
08/06 (segunda-feira)

Língua Portuguesa

1º ao 5º ano
09/06 (terça-feira)

Ciências

1º ao 5º ano
10/06 (quarta-feira)

Inglês

1º ao 5º ano
11/06 (quinta-feira)
História/Geografia
1º ao 5º ano
12/06 (sexta-feira)
Matemática
1º ao 5º ano

V.   PROJETO DE LEITURA (2º ao 5º ano)
·         Prática curricular realizada pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, conforme o PCN, é um recurso pedagógico  importante  para desenvolver, principalmente  as habilidades  de estimular o desejo de outras leituras, ampliar a visão de mundo, inserir o leitor na cultura letrada e possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação e favorecer a estabilização de formas ortográficas. 
·         A AVALIAÇÃO da leitura extraclasse  levará em consideração  o sentido global do texto, a percepção das intertextualidades presentes na obra, que façam o leitor observar como o autor apresenta o tema, como ocorreu a construção linguística, a composição das personagens, qual é a interação da ilustração  com o texto escrito. Observar os detalhes das imagens, os traços, as cores e a disposição das ilustrações nas páginas.
·         As obras indicadas serão informadas através de um comunicado  da Coordenação Geral, contendo as informações da obra adotada, as atividades previstas, o valor  e o período de venda na biblioteca do colégio.

 VI.   PROVAS DE 2ª CHAMADA

1. Para realizar as provas de 2ª chamada, o responsável deverá adotar os seguintes
    procedimentos:
·       Requerer a 2ª Chamada na SECRETARIA,  para ser realizado o pagamento em 48 hs após a data da prova. CASO O ALUNO PERCA O PRAZO ESTABELECIDO, O RESPONSÁVEL DEVERÁ PROCURAR A COORDENAÇÃO PARA AUTORIZAÇÃO DO REQUERIMENTO SOLICITADO.
·       Estarão isentos de recolhimento de taxas as ausências justificadas através de atestado médico.
·       Nas demais situações  autorizadas pela Coordenação,  efetuar o pagamento da taxa de R$ 25,00;
·       A ausência do aluno nas Atividades Complementares e nos Projetos Curriculares, por motivos diversos, deverá ser justificada junto à Coordenação para providências cabíveis.
2.  O cronograma de 2ª chamada tem início após o fim das provas parciais e bimestrais
     e será anexado na agenda  do aluno.


VII.   CONSELHO DE CLASSE
O Conselho de Classe é um organismo consultivo, avaliativo e deliberativo, formado por representantes da equipe pedagógica, com o objetivo de apreciar aspectos qualitativos da prática educativa dos alunos.
Os diagnósticos desta avaliação  serão expressos em documento próprio, anexado ao boletim.
·       Data: 30/05/2015(sábado)F Horário: 08h às 11h.

VIII.  ENTREGA DE BOLETINS (Aos Pais/Responsáveis)
O Boletim é um documento que sintetiza o aproveitamento escolar dos alunos, no bimestre, e servirá para ciência e análise dos resultados pelos responsáveis.
A entrega de Boletins será feita pelos professores do horário para oportunizar contato efetivo com os Pais ou Responsáveis dos alunos.
·   Data: 18/06/15 (quinta-feira) F Horário: Manhã: 11h às 12h F Local: Salas de aulas
                                                                Tarde: 17h às 18h  F Local: Salas de aulas
IX.  RECUPERAÇÃO
·       No decorrer do bimestre realizaremos o projeto de intervenção para os alunos que demonstrarem dificuldade na assimilação dos conteúdos.
·       Será oportunizado Estudos de Recuperação aos alunos com aproveitamento inferior a 7,0 (sete), ao final do Semestre no período de 22 a 30/06. A nota da prova de recuperação semestral, substituirá a menor nota bimestral.
·       O cronograma de provas de Recuperação será entregue junto com o Boletim do 2º Bimestre.



A Coordenação Geral.

Cronograma 2º Bimestre - Educação Infantil

 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

EDUCAÇÃO   E  CONHECIMENTO   À   LUZ  DAS  CIÊNCIAS.

I.      TEMA DAS AÇÕES CURRICULARES PARA 2015 –  EDUCAÇÃO   E  CONHECIMENTO   À   LUZ  DAS  CIÊNCIAS.
Reconhecer a importância de ampliar os conhecimentos sobre as tecnologias à base da luz e sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico e de soluções para os grandes desafios do mundo moderno no campo da energia, educação,  agricultura, saúde e a promoção da melhoria da qualidade de vida da população.

II.    FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL – Praticar  a cidadania à luz dos  princípios do aprendizado  da  convivência  na diversidade  e das práticas sustentáveis  nas dimensões socioeconômica e cultural.

III.  PROJETOS CURRICULARES DO 2º BIMESTRE
  • Dias das Mães – Homenagem (Ed. Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano/9)
Aguardar programação específica do projeto.
·         PROJETO JUNINO  – 20/06/2015 (sábado) –TEMA : “ACRÓPOLE: NO ARRAIAL DO ANO LUZ”


IV.  Reunião de Pais e Mestres

SÉRIE
DATA
HORÁRIO
LOCAL
MI A e B
MII A e B 
JI A  e B
JII A e B



29/06/2015
(segunda-feira)



11h às 12h





Sala de aula
MI C
MII C
JI C
JII C

Atenção:1) Último dia letivo do semestre: 26/06/2015 (sexta-feira)
                2) Reunião de Pais: 29/06/2015 (segunda-feira), neste dia não haverá aula
                3) Férias coletivas: 01 a 31/07/2015
                4) Início do segundo semestre: 03/08/2015 ( segunda-feira) – volta às aulas

V. Datas contextualizadas

·   Dia Nacional do Livro Infantil – 18/04
·   Dia do Índio – 19/04
·   Dia de Tiradentes – 21/04
·   Dia do Descobrimento do Brasil – 22/04
·   Dia Internacional do Planeta Terra – 22/04
·   Dia da Educação – 28/04
·   Dia do Trabalhador – 01/05
·   Dia Nacional da Comunicação – 05/05
·   Dia das Mães – 2º domingo de maio 12/05
·   Dia da Abolição de Escravatura – 13/05
·   Dia Mundial do Meio Ambiente – 05/06

VI. Normas e Procedimentos:
HORÁRIOS
ENTRADA
SAÍDA
SÉRIE
NÍVEL


7h 30min


11h 30min

   Maternal I A e B
   Maternal II A e B

Creche
       Jardim I A e B
Jardim II A e B

Pré Escolar
   1° ano A e B
Ensino Fundamental



13h 30min



17h 30min
  
    Maternal I C
        Maternal II C

Creche

    Jardim I C


Pré Escolar


         Jardim II C
         1° ano C
Ensino Fundamental


ATENÇÃO:
Abertura das portarias no horário da saída:

MANHÃ
TARDE
11h 25min
17h 25min

Obs: É imprescindível a pontualidade e assiduidade no cumprimento dos horários da escola.



VII. Orientações Gerais aos Responsáveis

1.     Em necessidade de antecipar o horário de saída do (a) criança/aluno (a), comunicar com antecedência por telefone, agenda ou dirigir-se imediatamente à Recepção ou Coordenação do Setor.


2.     É de grande importância que nos ajude no processo de adaptação (rotina diária), evitando dirigir-se à sala de aula, ginásio, laboratório, etc. após o horário inicial das atividades ou antes do término da realização das mesmas.

3.     Ao chegar na Escola nos minutos de tolerância (7h 45min) e (13h 45min), deixe que o (a)criança/ aluno (a) vá ao encontro de seu grupo (sala) com as pessoas que estão no momento da recepção. A partir do Jardim I (1ª etapa do Pré-escolar), estamos trabalhando a independência da criança e os mesmos já conseguem ir sozinhos para a sala. Sentem-se um pouco mais seguros e responsáveis.

4.     Comunicar sempre à escola sobre a mudança de pessoas responsáveis em buscar seu (sua) filho (a) em horários antecipados ou na hora da saída, a mesma deve estar de posse de seus documentos pessoais. Em caso de pessoas “totalmente” desconhecidas pelas professoras e profissionais de apoio, a Coordenação se certificará através de contato com os responsáveis.

5.     Informar à Coordenação os números de telefones atualizados, para contatos imediatos.

6.     É imprescindível, o preenchimento dos dados da criança e dos Responsáveis na página de Identificação Pessoal na agenda.

7.     Se por algum motivo, muito especial, necessitar falar com a criança nas dependências da escola: sala de aula, refeitório, laboratórios, etc, solicitamos que antes comunique à Coordenação. Desta forma, a qualidade de atendimento será garantida.

8.    Não será permitido a permanência da criança na escola, em horários  normais de aula, sem o uniforme completo.
9.    Em caso de presintomas de febre, virose, gripe ou outras doenças, a criança deverá ficar em casa sob os cuidados da família.

  Agradecemos pela atenção e colaboração.

      Atenciosamente,
                                                         A Coordenação Geral.

 

 

Em: 14/04/2015

Dia do Estudante 2015

Dia do Estudante 2015
Pararabéns Estudantes!

Acrópole 2015

Acrópole 2015

XII Painel das Profissões

XII Painel das Profissões

Uma ótima semana a todos!

Uma ótima semana a todos!

Bem vindo a 2014

Bem vindo a 2014

Dia do Estudante

Dia do Estudante

Arraial Junino

Arraial Junino

XI Festival Ecológico da Canção

XI Festival Ecológico da Canção

XI Painel das Profissões

XI Painel das Profissões

Páscoa

Páscoa

Rally

Rally

Escolinha de Desportos

Escolinha de Desportos

I Reunião de Pais 2014

I Reunião de Pais 2014

Calouro Acrópole 2014

Calouro Acrópole 2014

X EXPOCIÊNCIA

X EXPOCIÊNCIA


Arraial Junino

Arraial Junino


Quem sou eu

A vocação da Acrópole como instituição educacional, no que tange ao ensino, é de ser uma escola de ponta, ou seja, uma organização de alto desempenho, e para desenvolver essa vocação disponibilizamos de uma estrutura física multifuncional, tecnologia educacional e uma proposta pedagógica ativa e dinâmica que acompanha as demandas de um novo tempo.




Trófeu IX Rally

Trófeu IX Rally
Novidades 2012



XVI Concurso de Redação do Círio e o Colégio Acrópole

No dia 19 de outubro de 2010 aconteceu o XVI Concurso de Redação do Círio e o Colégio Acrópole marcou presença representado pelas alunas Thainá Dias 1º ano e Thalyta Galvão Convênio. Sucesso total. Na foto , as alunas com seus pais, Coordenadora Giselle Wanzeller e Coordenadora do Concurso de Redação Profª Lilian Acatauassu.

Seguidores